sexta-feira, agosto 18, 2006

Sabedoria felina


O Gato apenas sorriu quando viu Alice. Tinha garras muito longas e muitos dentes grandes, fazendo-a sentir que o deveria tratar com todo o respeito.
"Gatinho de Cheshire", começou ela, timida, pois não tinha a certeza se ele gostaria de ser chamado assim. Ele apenas sorriu um pouco mais. "Acho que gostou!", pensou Alice, e continuou. "O senhor poderia-me dizer, por favor, qual o caminho que devo tomar para sair daqui?"
"Isso depende muito de para onde quer ir", respondeu o Gato.
"Não me importo muito para onde...", retorquiu Alice.
"Então não importa o caminho que escolha", disse o Gato.
"...contando que chegue em algum lugar", completou Alice.
"Oh, pode ter certeza que vai chegar", disse o Gato, "se caminhar bastante."
Alice sentiu que isso não deveria ser negado, então tentou outra pergunta:
"Que tipo de gente vive lá?"
"Naquela direcção", disse o Gato, apontando sua pata direita em círculo," vive o Chapeleiro, e naquela, apontando a outra pata, "vive a Lebre de Março. Visite qualquer um, os dois são malucos."
"Mas eu não quero ficar entre gente maluca", disse Alice.
"Oh, você não tem saída", disse o Gato, "nós somos todos malucos aqui. Eu sou louco. Você é louca."
"Como você sabe que eu sou louca?", perguntou Alice.
"Você deve ser", afirmou o Gato, "ou então não teria vindo para cá."
Lewis Carrol (Alice no País das Maravilhas)
Ando por aqui meio perdida. Sr. Coelho, tem muita pressa ou pode esperar por mim?